Nós vivemos em uma era digital onde a quantidade de imagens e vídeos capturados e compartilhados é imensa. E para aproveitar ao máximo essa riqueza de informação, é preciso ter uma forma de compreendê-la e interpretá-la de maneira eficiente, precisa e automatizada. É aí que entra a Visão Computacional.
A Visão Computacional é a área da inteligência artificial que se concentra em fazer com que as máquinas compreendam e interpretem imagens e vídeos, assim como os seres humanos. Ela usa técnicas de processamento de imagem, aprendizado de máquina e reconhecimento de padrões para alcançar esse objetivo e possibilitar que máquinas tomem decisões baseadas nas informações presentes nas imagens e vídeos.
Isso permite que as empresas possam automatizar processos que antes eram realizados manualmente, como a classificação de imagens, detecção de objetos e rostos, e até mesmo a análise de sentimentos em vídeos.
A automatização de processos pode aumentar a eficiência, reduzir erros e custos, melhorar a qualidade do atendimento ao cliente e aumentar a flexibilidade das operações de uma empresa, o que gera um impacto positivo significativo nos resultados financeiros e na satisfação dos clientes.
A Visão Computacional é uma tecnologia que tem sido utilizada em muitas áreas, incluindo a indústria, saúde e transporte, e agora, também está começando a ser aplicada no varejo físico com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência do cliente além de aumentar a eficiência operacional.
A seguir apresentamos algumas possibilidades de como a Visão Computacional pode ser utilizada no varejo:
Análise do fluxo de clientes
As câmeras de segurança podem ser equipadas com tecnologia de Visão Computacional para analisar o fluxo de clientes nas lojas possibilitando a mensuração, em tempo real, de indicadores de performance como atratividade e taxa de conversão, por exemplo. Explicamos o que são esses indicadores em um post anterior, vale a pena dar uma conferida clicando aqui.
Reconhecimento de rostos
As lojas podem usar a Visão Computacional para reconhecer rostos de clientes cadastrados e personalizar a sua experiência de compra, oferecendo recomendações personalizadas e ofertas exclusivas além de permitir o pagamento via reconhecimento facial!
Segurança
A tecnologia de Visão Computacional também pode ser usada para monitorar a loja e identificar comportamentos suspeitos, como furtos ou tentativas de furto.
Contagem de estoque
A Visão Computacional pode ser usada para contar automaticamente o número de itens em estoque, ajudando a evitar faltas de produtos e a garantir a disponibilidade de itens para os clientes.
Em resumo, a Visão Computacional é uma tecnologia que permite que máquinas “vejam” e “compreendam” como humanos com a finalidade de possibilitar a extração de informação a partir de vídeos e imagens de forma automatizada. No varejo físico essa tecnologia pode ser uma grande aliada ajudando a aumentar a eficiência operacional e a melhorar a experiência do cliente.