O que são dados e qual sua importância?​​

É inevitável que, nos dias de hoje, você já tenha se deparado com algum post ou artigo que utilize expressões como: “dados são o novo petróleo” ou “processos orientados a dados”. Isto não é novidade dada a relevância que o assunto tem no mundo dos negócios, cuja utilização tem sido fundamental tanto para as startups mais disruptivas quanto para empresas tradicionais que estão há anos no mercado. Mas afinal de contas, você já parou para refletir sobre o que é um dado?

Na definição mais teórica, dados são todos os registros, ou medidas, provenientes de uma observação ou aferição. A princípio, podemos achar essa definição muito ampla e genérica, mas colocando de forma mais simples, podemos definir dados como uma matéria prima bruta, que ao ser processada resulta em um ativo essencial para qualquer negócio: informação!

Por exemplo, quando conversamos com alguém, simultaneamente observamos seu comportamento para, caso necessário, adequar nossa abordagem de acordo com a atitude de quem está nos ouvindo. Na prática o que acontece é que estamos colhendo dados comportamentais e processando para adequar, em tempo real, nossa estratégia de comunicação para alcançarmos o resultado desejado.

Alcançar os resultados, ou simplesmente bater as metas, também é uma necessidade das empresas e, assim como no exemplo apresentado anteriormente, as informações podem ajudar, e muito, a alcançar este objetivo.

As informações contidas nos dados podem ser utilizadas, por exemplo:

  • Avaliar e identificar processos que não estão desempenhando adequadamente;
  • Determinar a estratégia de comunicação de acordo com o perfil do público alvo;
  • Personalizar o atendimento de acordo com os desejos de cada consumidor, proporcionando uma experiência de compra única!

É por meio das informações que as empresas conseguem identificar rapidamente as mudanças de hábitos dos clientes, otimizar seus processos e implementar projeções visionárias, tudo isso de forma o mais assertiva possível.

Quanto mais dados, mais informações as empresas possuem para gerenciar e otimizar seus negócios de forma mais assertiva. Em um mundo cada vez mais conectado e interativo, fontes de dados, definitivamente, não são um problema.

A abundância de dados e a assertividade das informações fazem com que a utilização de dados deixe de ser uma diferença competitiva para necessidade de qualquer empresa nos dias de hoje e passe a ser um ativo obrigatório.

Pronto para deixar seu negócio mais eficiente e seguro?

Peça uma demonstração!