A expressão “Data-Driven” pode ser traduzida para o português como “orientado a dados”. No conceito de marketing, ela denomina uma metodologia de planejamento estratégico que consiste na utilização de dados para avaliar e executar decisões de marketing acionáveis.
Na prática podemos dizer que o Data-Driven Marketing é uma estratégia que visa garantir que todas as decisões sejam tomadas baseadas em dados imparciais ao invés de achismos e instintos.
A análise de dados permite verificar o que está performando de forma adequada e o que precisa melhorar de acordo com informações reais do comportamento do consumidor e interações com a marca.
Aproximadamente 2 a cada 3 profissionais de marketing dizem que decisões tomadas com base em dados são superiores àquelas baseadas em intuições.
O principal intuito do Data-Driven Marketing é possibilitar que os profissionais de marketing utilizem as informações contidas nos dados para reduzir incertezas, gerar insights e adaptar suas estratégias de acordo com o perfil e tendências de consumidores que estão mudando constantemente.
O conhecimento sobre o perfil do consumidor possibilita, por exemplo, que gestores implementem ações visando proporcionar uma experiência única e personalizada de compra, o que pode ser um diferencial para elevar o volume de vendas. Uma pesquisa da OpenText mostrou que 73% dos entrevistados têm mais probabilidade de comprar novamente de marcas que ofereçam tratamento individualizado.
Além da redução de incertezas e possibilidade de execução de campanhas personalizadas, podemos destacar os seguintes benefícios da utilização do Data-Driven Marketing:
- Teste A/B: É um método de apresentar ao público materiais ou campanhas em duas versões, mas com pequenas modificações de texto ou visual durante um período de teste com objetivo de identificar qual delas gera as melhores respostas. A realização desse método só é possível graças à análise de dados adquiridos durante a execução de cada campanha.
- Conteúdo relevante: Uma estratégia baseada em dados possibilita produzir conteúdos alinhados com as expectativas e reais necessidades dos diferentes perfis de consumidores presentes no público alvo de seu negócio.
Redução de incertezas, campanhas personalizadas, Testes A/B e criação de conteúdos relevantes são somente alguns dos benefícios do Data-Driven Marketing e servem para demonstrar todo o potencial que uma estratégia de marketing orientada a dados tem para para atrair os consumidores certos, otimizar seus investimentos e multiplicar seus resultados!